A quem se destina?

A Casa da Imagem é um espaço aberto à comunidade. As suas atividades têm um carácter lúdico e exploratório, compreendendo o desenvolvimento de técnicas e práticas artísticas.
Destinam-se a públicos de todas as idades – bebés, crianças, jovens, adultos e séniores – venham em família, com as escolas, sejam público mais especializado da área artística ou apenas curiosos!

A Casa da Imagem também oferece formações para professores, no âmbito das ações de formação contínua relacionadas com o ensino na área das expressões, da educação visual e tecnológica, das artes visuais e do ensino artístico.

Que tipo de atividades?

Como centro de educação artística, na Casa da Imagem concebemos práticas de base oficinal com frequência esporádica ou anual, dependendo do carácter das próprias formações.
As oficinas são mobilizadas por profissionais da área artística e entendem a educação nesta área como uma aprendizagem que se constrói pela sua prática, isto é, afirmam a aprendizagem artística mediante um “fazer” que se concretiza enquanto “saber”.
Na Casa, promovemos ações baseadas numa partilha e numa prática que privilegiam a constante experimentação e descoberta de meios, tecnologias e reflexões e que se concretizam pela realização de objetos/ações.

Uma das áreas de ação que privilegiamos e estimamos é a realização de projetos e de oficinas com escolas. Estes resultam da partilha entre realidades, experiências, problematizações, vontades e desejos. Procuramos criar espaço para uma prática comum e implicada, em que a educação artística serve de base comum de investigação e de ação. A Casa abre-se ao diálogo e à cooperação, pois entendemos que é pela consideração das realidades existentes em cada escola que as ações se estabelecem.
 Face à acumulação de múltiplas exigências formativas e educativas, que são atualmente impostas às Escolas, promovemos a criação de um espaço privilegiado de contacto com a arte e com a cultura contemporâneas. Entendemos que este contacto se deve concretizar no espaço escolar ou no da Casa da Imagem.

É pelo diálogo com o circundante que compreendemos a prática da arte contemporânea e assumimos a possibilidade de criar um espaço comum, onde se intersetam múltiplas linhas de sentido, com orientações diversas: da comunicação e da linguagem, mediais, tecnológicas e lúdicas, históricas e sociais, filosóficas e estéticas, políticas e educativas. A aprendizagem ganha lugar com a adoção de atitudes de descoberta, exploração e desconstrução, cooperação, partilha e produção de sentidos individuais.

Para promover esta aproximação propõem-se ações baseadas na adopção de temas ou técnicas resultantes da Escola e do seu projeto educativo ou de novas possibilidades resultantes desta partilha entre Escola e Casa da Imagem. Estamos cientes quer da importância de responder aos conteúdos programáticos prescritos, quer da necessidade de adaptar esses mesmos conteúdos aos alunos com quem iremos trabalhar. É partindo desta consideração, de cada grupo escolar é único, que se poderão construir diálogos, interesses comuns e novas práticas.

consultar as oficinasconsultar formação de professores
MA-15

Onde se realizam?

As atividades promovidas pela Casa da Imagem podem realizar-se nos mais variados espaços: nas instalações da Casa da Imagem, nas escolas, centros culturais, parques e jardins públicos, centros comerciais, entre outros.

Na Casa temos ao dispor uma oficina e um espaço museológico que transportamos para qualquer sala ou espaço onde haja quem nos queira receber! Até criamos um Museu Ambulante para ir ao encontro dos que estão mais distantes de nós!!!