A Casa da Imagem é um centro artístico e educativo pertencente à Fundação Manuel Leão – instituição privada sem fins lucrativos e de interesse público. Desde Janeiro de 1996 que a Fundação Manuel Leão atua em Vila Nova de Gaia, tendo como fins principais a promoção do bem público nos domínios da educação, da cultura, da arte e da acção sociocaritativa. É pois na concretização de duas grandes áreas de acção da Fundação Manuel Leão, educação e arte, que a Casa da Imagem se constitui como espaço de educação e de práticas artísticas.


Visão

Construir uma Casa de partilha de experiências e de aprendizagens em que a imagem se apresente como um campo que permite o encontro entre os fazeres próprios de cada indivíduo, a sua afirmação como pessoa e a sua relação com o outro e com o mundo que o rodeia.

Para quem?

A Casa da Imagem é um espaço aberto à comunidade. As suas atividades têm o carácter lúdico e exploratório de desenvolvimento de técnicas e práticas artísticas e destinam-se a um público vasto, entre o pré-escolar e o sénior. desenvolve também formações e ações mais específicas para grupos profissionais da área artística e educativa.

Que tipo de atividade?

Atividades de base oficinal: oferece-se do tipo sazonal e anual. Mobilizadas por profissionais de diversas áreas, estas atividades centram-se na partilha e na prática constante da experimentação e descoberta de meios e tecnologias que se concretizam na realização de objetos/ações, sem a imposição de metodologias ou resultados determinados mas abrindo caminho para as descobertas pessoais dos participantes. Atividades de formação profissional: destinam-se a professores do Ensino das Artes Visuais, no âmbito das ações de formação contínua. Vivência artística: o espaço da galeria será um lugar de encontro entre produção e experiência artística implicada no contexto da Casa da Imagem, com uma abertura ao processo de trabalho no tempo da sua exibição. Atividades para público especializado na área artística e educativa: serão organizados workshops, encontros e conferências.

Como se organiza a dinâmica da Casa da Imagem?

Cada linha de atividade terá o seu próprio tempo e espaço de atuação, os seus próprios intervenientes e processos de trabalho particulares. Será essencial que as diversas linhas de atividade encontrem pontos de interseção e que, desta forma, as práticas internas à arte e à educação se contaminem .