#NarcisOnline: os retratos das crianças e adolescentes nas redes sociais

#NarcisOnline é um projeto criativo e escolar que pretende gerar um movimento de educação para a cidadania no âmbito dos media.
É uma ação em rede que propõe um trabalho prático positivo, dotando professores, crianças e adolescentes de ferramentas para a literacia visual e digital através da criação e análise crítica de selfies e fotografias de retrato. 
Com o apoio do Serviço Educativo da Casa da Imagem, a comunidade escolar irá trabalhar sobre os contextos associados às redes sociais móveis, aos media digitais, ao cyberbulling e a questões éticas associadas à comunicação na internet. 
Promove a consciência pública para os riscos da divulgação nas redes sociais das fotografias que as crianças e adolescentes fazem de si próprias.
Com este projeto, a Casa da Imagem alerta para o impacto que os meios de comunicação digital têm na divulgação de imagens e sua visibilidade no espaço público. Como resposta, o Projeto #NarcisOnline promoverá a aquisição de ferramentas de utilização e produção crítica dos conteúdos online gerando, ao mesmo tempo, mecanismos de autodefesa criativos face a potenciais ameaças.

#NarcisOnline é um projeto anual com escolas. As suas ações formativas são destinadas ao público escolar entre os 3 e os 18 anos, bem como aos educadores e professores. Pretende sensibilizar não só os seus beneficiários diretos e a comunidade escolar, mas também a sociedade civil.

A concretização prática do Projeto inclui 3 momentos presenciais:

  1. Sensibilização: Visita ao Museu Ambulante promovendo uma sensibilização para os processos de captação, produção e comunicação das imagens a partir do espólio de câmaras e dispositivos óticos do Fundo Fotográfico Teófilo Rego.
  2. Criação: Realização de 2 oficinas de trabalho prático onde se desenvolverão atividades que permitam produzir e analisar a imagem de retrato bem como o impacto que a sua divulgação nas redes sociais pode ter para o próprio bem como para o outro.

O que este projecto oferece:
• Capacitamos para a literacia visual nos media digitais.
• Orientamos a produção e criação de retratos auto-referenciais com forte sentido pessoal e social.
• Promovemos a consciencialização das escolhas das crianças e adolescentes.
• Desenvolvemos trabalho criativo em cooperação.
• Recorremos ao contacto direto/manipulação com objetos museológicos para compreender como se produzem as imagens.
• Utilizamos câmaras e dispositivos óticos pertencentes ao Arquivo Fotográfico da Fundação Manuel Leão.
• Impulsionamos a experimentação prática de técnicas e metodologias artísticas.
• Damos a conhecer referências artísticas desenvolvidas ao longo da História de Arte e da História dos Media (nomeadamente foto-jornalismo),
• Divulgamos o trabalho escolar, no âmbito da cidadania e dos média, com intervenção no domínio público.

 

Para mais informação sobre a implementação do #NarcisOnline na sua Escola e sobre as oficinas a realizar, pf envie um e-mail para casadaimagem@casa.fmleao.pt ou ligue-nos para o 969607812.