Dupla Exposição

Podendo ser visitada na Casa da Imagem a partir de 16 de Março, esta exposição resulta do projeto O Douro dos fotógrafos, enquadrado nos 20 anos de classificação do Douro como Património da Humanidade pela UNESCO e financiado pelo programa de Apoio aos Agentes Culturais 2022 (DRCN).

Partiu-se de um processo de investigação histórica, comparando a fotografia de Domingos Alvão, Artur Pastor e Teófilo Rego de modo a revelar uma perspetiva inovadora de temas e linguagens partilhadas entre os autores.

A descoberta no arquivo fotográfico de Teófilo Rego de 564 negativos encomendados pela Sandeman, trouxe a possibilidade de revelar e divulgar imagens inéditas do Douro, a preto e branco e a cores, que assumiram maior protagonismo na investigação e permitiram, a par da residência artística realizada por um grupo de alunos da Licenciatura em Artes Visuais-Fotografia da ESAP, de uma real aproximação ao arquivo como hipótese de criação de propostas artísticas contemporâneas.

Esta exposição, que tem um caráter itinerante, porque se quer uma maior aproximação ao território do Douro Vinhateiro, apresenta os resultados da investigação da equipa e as obras dos alunos envolvidos.

Equipa: Alexandra Trevisan, Inês Azevedo, Joana Mateus e Rui Lourosa

Obras: Elisa Vieira, Flávio Silva, Mafalda Fernandes, Renata Caldas e Valéria Martins

Dupla Exposição
Voltar ao topo