CASA DA IMAGEM

A Casa da Imagem, a funcionar desde setembro de 2012, é um espaço cultural de prática e mediação artísticas dedicado à investigação sobre a imagem. Pertence à Fundação Manuel Leão, instituição privada sem fins lucrativos, criada em 1996. Situada em Vila Nova de Gaia, a Casa da Imagem está localizada na casa-indústria onde outrora operou a empresa “Rocha Artes Gráficas”.

MISSÃO

É sua missão a mediação, o estudo, a interpretação, a conservação e a exposição do Fundo Fotográfico Teófilo Rego, da casa-indústria da “Rocha Artes Gráficas” e a criação e educação artísticas, tendo em vista a contribuição para uma sociedade mais justa, participativa e livre para as pessoas e os grupos sociais com os quais se relaciona.

EQUIPA

Atualmente a equipa da Casa da Imagem é constituída por duas coordenadoras e conta com a colaboração pontual de um conjunto de artistas e profissionais do setor cultural para concretizar as suas ações e investigações.

Inês Azevedo
Artista e mediadora, trabalha no cruzamento entre os campos da arte, da educação e da mediação, com especial enfoque nas questões da participação democrática. Licenciada em Artes Plásticas, MA em Práticas Artísticas Contemporâneas e em Ensino de Artes Visuais. Frequenta o Doutoramento em Museologia, onde investiga sobre museus e justiça social, com enfoque na articulação entre as narrativas museológicas, a criação e a mediação artística. É investigadora do CEAA-ESAP.

inesazevedo@casa.fmleao.pt 

Joana Mateus
Artista e mediadora, trabalha no campo de cruzamento das artes e do multimédia. Licenciatura em Artes Plásticas, MA Arte Multimédia e em Ensino de Artes Visuais. Investigadora CEAA-ESAP. Foi professora de Artes Visuais e Fotografia desde o ensino básico ao ensino secundário e artístico. Tem concebido diversos projetos de mediação artística com públicos diversificados – escolas e outras instituições – e projetos europeus orientados para a literacia visual e digital, direitos humanos e cidadania.

joanamateus@casa.fmleao.pt 

RESIDÊNCIAS

ATELIÊ GUILHOTINA | ATELIÊ DE GRAVURA 

O Atelier Guilhotina aflora cheio de viço em 2013, desenvolvendo trabalhos de pesquisa e produção artística no domínio das artes gráficas. Tendo promovido oficinas, exposições e residências artísticas, decidiu galgar, em 2016, até Vila Nova de Gaia para da Casa da Imagem tornar, com lhaneza, sua casa. Na Guilhotina, a ditar o compasso das provocações encontra-se a fundadora Ana Torrie. Blog: Guilhotina

Concepção e coordenação: Ana Torrie

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA 

Desenvolvimento e trabalho de conceitos relativos aos direitos humanos, à cidadania, à participação, para alcançar uma cultura de direitos e de cidadania dando especial enfoque ao público infantil e juvenil. Pretende permitir que a linguagem, domínio, vivência da cidadania e dos direitos seja parte do seu crescimento, logo, uma realidade familiar com raízes sólidas. Isso resultará em frutos no domínio social, educativo e cívico e numa cultura de tolerância e de participação na comunidade na sociedade atual e futura. Criação de projetos e iniciativas de apoio social com ênfase nos direitos, na literacia digital e na literacia visual.

Concepção e coordenação: Alexandra Severino

RIG – RESIDÊNCIA INDÚSTRIA GRÁFICA 

A residência RIG promove a investigação e a difusão de trabalho realizado no âmbito da indústria gráfica, nomeadamente, a Rocha Artes Gráficas, uma empresa familiar dedicada à impressão gráfica que operou entre 1895 e 2011, no edifício onde hoje se encontra a Casa da Imagem, implicada na história do seu tempo, dos seus trabalhadores e clientes, sendo-lhe reconhecida relevância histórica, cultural e social, nomeadamente no município de Vila Nova de Gaia.

Colaboração: Ana Rocha

Voltar ao topo